Toda e qualquer ação que você realiza para divulgar seu consultório e estruturar a agenda dos pacientes precisa ser bem planejada.
Primeiramente, é necessário conhecer todas as determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM) relacionadas à divulgação do trabalho do médico. Para garantir a idoneidade e credibilidade dos profissionais da saúde, e a segurança dos pacientes, alguns conselhos profissionais estabelecem normas para divulgar seu consultório. É importante conhecê-las e segui-las.
Em segundo lugar, é necessário compreender que há diferenças entre a divulgação de serviços de saúde e os serviços convencionais. A principal delas é que o médico ou o profissional da saúde não vê as pessoas como clientes, como acontece em outros serviços. Ao divulgar seu consultório, o profissional deve enxergar as pessoas como pacientes, que têm questões a resolver e precisam solucioná-las, preferencialmente com uma assistência de qualidade e humanismo.
O que é preciso para divulgar seu consultório
Para tornar-se referência e fidelizar os pacientes, é necessário:
- executar uma ação de publicidade, a fim de ganhar visibilidade;
- certificar-se de que o equipamento e a infraestrutura do consultório estão adequadas ao bom atendimento;
- qualificar a identidade visual;
- ter uma equipe capaz de fornecer um bom atendimento;
- situar-se, geograficamente, em um local de fácil acesso para os pacientes.
Além disso, é importante:
1. Conhecer os pacientes
Compreender para quem é o serviço e o que vai ser ofertado para atender às expectativas dessas pessoas é um um entendimento importante para a divulgação ser efetiva.
Após, é preciso, também, prestar atenção nestes pontos:
- estar à disposição dos pacientes em vários canais de contato (WhatsApp, telefone, Facebook, Instagram, site, etc.) antes, durante e depois do atendimento;
- demonstrar seu conhecimento e preocupação com o bem-estar das pessoas;
- disponibilizar suas informações de contato e seu currículo;
- dispor de um bom processo de agendamento de consulta, pois, uma vez satisfeitos, os pacientes recomendam o médico ou profissional da saúde para outras pessoas, que querem receber a mesma atenção. Novas consultas surgem dessa interação e a relação do profissional da saúde com o paciente é fortalecida.
2. Ter vários canais de contato
Hoje em dia, as pessoas passam boa parte do dia conectadas às redes sociais. Portanto, estar nas redes sociais também traz um retorno eficaz.
Disponibilize o WhatsApp do consultório, o e-mail, os links das redes sociais (Facebook, Instagram) para que os seus pacientes possam confirmar consultas, tirar uma dúvida, ou, até mesmo, fazer um elogio ou uma reclamação. Esta ação denota que você está preocupado em saber as necessidades do seu paciente, além de mostrar que você quer encontrar uma solução para ele.
3. Pensar no acesso fácil
É preciso escolher um local para o seu consultório que atenda às necessidades dos seus pacientes. Disponibilizar estacionamento para quem for à consulta de carro, além de ficar próximo à paradas de ônibus e/ou metrô, são diferenciais que as pessoas valorizam. Os consultórios que ficam em regiões mais centrais e comerciais oferecem mais acessibilidade e possuem mais visibilidade.
4. Possuir equipe qualificada
Uma equipe qualificada é aquela que oferece um atendimento cortês e tecnológico aos pacientes.
Uma coisa importante a se observar é que, desde o agendamento da consulta, os profissionais devem manter um padrão de atendimento elevado, condizente com os princípios do seu consultório e o perfil de pacientes que o médico atende.
Para receber o paciente de forma eficiente e agradável, a equipe pode atender o telefone ou o interfone ao primeiro toque, dirigir-se aos pacientes de forma respeitosa e fazer o possível para deixá-los à vontade no ambiente. Tudo isso é primordial para um atendimento de excelência.
Todas essas opiniões e feedbacks são essenciais para que os pacientes se sintam confortáveis na recepção do seu consultório e mais satisfeitos com seu atendimento.
Cada detalhe importa na estratégia que você escolhe para divulgar seu consultório. Este é o meio mais eficiente para fidelizar seus pacientes. Qualquer descuido, já no primeiro atendimento, vira motivo para ele nunca mais voltar. Afinal, opções semelhantes no mercado existem aos montes. Por isso, comece fazendo bem o básico para divulgar seu consultório e, depois, busque se diferenciar dos demais concorrentes.