“Como abrir meu primeiro consultório?” Essa dúvida paira na mente de quase todos os profissionais da saúde que desejam efetivar o seu negócio. É fato que este é um momento que envolverá muita pesquisa, paciência e bom senso.
Entender e calcular os custos e os benefícios de um projeto deste nível é um passo importante na busca por um local adequado para abrir um consultório. E, para que a escolha seja perfeita, é preciso analisar as opções disponíveis no mercado e buscar um equilíbrio entre o que é viável e o que é ideal.
Como abrir meu primeiro consultório da forma correta?
Certamente, haverá dificuldades durante o processo de escolha do local do primeiro consultório. Mas elas podem ser amenizadas se alguns cuidados básicos e essenciais forem tomados, ao se analisar as possibilidades. Conheça alguns deles.
Delimite o seu público-alvo
A partir da especialidade na área da saúde, é possível definir o perfil de paciente que se quer alcançar. Após esta definição, fica mais claro os objetivos do consultório e quais serão os seus pré-requisitos. É necessário, também, analisar se irão ser atendidos pacientes por convênio, particular ou as duas opções, pois o valor cobrado pela consulta influenciará na viabilidade de um local ainda mais qualificado.
Verifique a estrutura do consultório
É necessário fazer um planejamento de como deve ser o seu consultório antes mesmo de começar a procurar o local. Um bom consultório necessita de ambientes para a recepção de pacientes, para a espera da consulta e banheiros, além, é claro, da sala para os atendimentos. Caso a especialidade necessite de um espaço para a realização de exames, é preciso inserir no planejamento.
É importante fazer uma lista de todos os materiais e equipamentos que serão utilizados nos atendimentos. Neste ponto, entra a pesquisa de fornecedores, dos valores e da qualidade dos produtos.
Invista em localização
A partir da definição do público-alvo do consultório, é válido escolher um local que atenda às necessidades dos pacientes. Observar se o local é de fácil acesso é um dos pontos principais. O local deve oferecer, também, estacionamento para quem estiver em seu veículo próprio, além de ficar próximo à paradas de ônibus e/ou metrô. Os consultórios que ficam em regiões mais centrais e comerciais oferecem mais acessibilidade e possuem mais visibilidade.
Levante os custos
Com o público-alvo e local definidos, é necessário calcular o custo para abrir e também manter o consultório. Primeiramente, é preciso somar todo o investimento necessário para a montagem do local. Neste passo, inclui-se a mobília, a aquisição de equipamentos, a legalização do local e a criação de uma identidade visual.
Após, defina quais serão o custos fixos, ou seja, aqueles que terão de ser pagos todo o mês, como:
- aluguel;
- conta de água;
- energia elétrica;
- internet;
- telefone;
- folha de pagamento dos funcionários.
Estabelecer os custos fixos é fundamental para um planejamento financeiro eficaz. Uma dica é dividir este custo pelo valor médio das consultas. Desta forma, será possível saber quantos atendimentos são necessários para quitar as despesas e começar a lucrar.
Tendências de mercado
Atualmente, diversos profissionais da saúde estão preferindo investir em consultórios compartilhados. Este é um modelo inovador de espaço de trabalho que se baseia na divisão de recursos de um mesmo local.
Esta opção é bastante viável para os profissionais da saúde que estão começando e esbarram em dificuldades financeiras, no início da carreira. O modelo permite que se possa diminuir os gastos e todas as preocupações acerca das questões administrativas, como as despesas fixas com telefone, internet, etc.
A opção também é utilizada por autônomos para solucionar o problema de falta de local para atendimento ou de ter como única opção o atendimento domiciliar. Além disso, é um ótima alternativa para aumentar a produtividade e fazer novos contatos de negócios, através do networking.
Profissionais da saúde também utilizam este modelo de trabalho para estabelecer relacionamentos de negócios, onde oferecem ou contratam serviços, mutuamente. Alguns destes relacionamentos também visam a favorecer o surgimento e amadurecimento de ideias e projetos em grupo.